sábado, 2 de abril de 2011

Fifa anuncia candidatos à Presidência na próxima segunda-feira; jornalista desiste


A Fifa confirmou nesta sexta-feira que anunciará na próxima segunda, em seu 61º Congresso, em Zurique, o nome dos candidatos às eleições para presidente da entidade, que serão realizadas no dia 1º de junho deste ano e na qual o suíço Joseph Blatter tentará um quarto mandato.

O prazo oficial para a apresentação de candidaturas vence nesta sexta, segundo o artigo 24 do Estatuto da Fifa. Até agora, o suíço tem como opositor apenas o presidente da Confederação Asiática, o catariano Mohammed Bin Hamman.

Outro que poderia aparecer como surpresa no anúncio da próxima segunda-feira é o jornalista norte-americano Grant Wahl. No entanto, ele admitiu que, após conversas com líderes de 150 entidades nacionais, não conseguiu apoio.

De acordo com Wahl, estes líderes têm medo de uma possível retaliação por parte da Fifa, caso se oponham a Blatter. "Esse medo de represálias não é apenas em relação a Blatter, mas a todos neste sistema arregimentado", declarou.

Nascido em 10 de março de 1936, em Visp (Suíça), Blatter chegou à Presidência da entidade máxima do futebol no dia 8 de junho de 1998, no Congresso realizado em Paris. Na ocasião, o dirigente sucedeu o brasileiro João Havelange, com quem trabalhou como secretário-geral durante 17 anos.

O suíço renovou sua liderança por duas vezes, em de 2002 e 2007, e em 10 de junho de 2010, um dia antes da abertura da Copa do Mundo da África do Sul e durante o 60º Congresso, anunciou a intenção de se candidatar novamente à reeleição.

ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário