sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Boxe será decisivo no confronto Brasil x Cuba pelo segundo lugar


boxe. Este é o esporte decisivo para o segundo lugar no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara entre Brasil e Cuba. Os brasileiros precisarão secar bastante os cubanos, tradicionais colecionadores de medalhas no esporte de combate, para que possam pela segunda vez na história dos Pans ficar em segundo lugar, atrás dos EUA (posição que ocupou em 1963, em São Paulo). Faltando três dias para acabar a competição no México, a vantagem é de dois ouros – 39 a 37. No Rio, em 2007, Cuba venceu por 59 a 52.
Foto: COBAmpliar
Robson Conceição disputará a final do boxe no sábado contra o cubano Yasnier Toledo
Cuba está em nove finais, das 13 possíveis, no boxe. Se vencer metade desses combates, decide a seu favor a segunda posição, porque segundo levantamento feito pelo iG nas demais modalidades há equilíbrio no número de douradas que cada país deve levar. A esperança brasileira no ringue é que há dois confrontos diretos, no sábado: na categoria até 60 kg, Robson da Conceição encara Yasnier Toledo e na até 81 kg Yamaguchi Falcão enfrenta Julio Cesar La Cruz. O problema? Cruz foi campeão mundial neste e Toledo, vice, em Baku, no Azerbaijão.
Há também esperança em outras três finais, quando há confronto direto entre Cuba e os donos da casa. Há predileção dos árbitros pelos mexicanos, que contarão com torcida empolgada no ginásio. Nas outras, é preciso torcer, e muito, por zebras.
“É sempre bom estar na frente de Cuba. São muito competitivos”, disse o judoca Tiago Camilo, que na quinta-feira bateu o cubano Asley Gonzalez na final até 90 kg. No judô, foram dois triunfos em decisão contra Cuba: além de Camilo, Luciano Corrêa derrotou Oreydi Despaigne na quarta-feira. Mesmo com a diminuição do investimento feito pelo governo no esporte e com uma delegação menor em Guadalajara se comparada à que esteve presente no Rio, os cubanos têm um recall forte por causa da boa infraestrutura que ainda possui, fruto de muito dinheiro colocado no passado.
IG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário