A reunião entre os presidentes e representantes dos clubes da capital e do interior que foi marcada pelo debate de opiniões e sugestões, especialmente a respeito da fórmula da disputa para a competição que inicia-se em Janeiro de 2010.
CLUBES PARTICIPANTES
ATLÉTICO
BAHIA
BAHIA DE FEIRA
CAMAÇARI
COLO COLO
FEIRENSE
FLUMINENSE
IPITANGA
ITABUNA
MADRE DE DEUS
VITÓRIA
VITÓRIA DA CONQUISTA
Pontos discutidos
Sistema de Disputa – A Federação Bahiana de Futebol propôs sua fórmula e o Presidente Ednaldo Rodrigues, após a explanação e justificativa de todo o sistema proposto, que além de critérios como a visão do torcedor, receitas de bilheteria, cumprimento de normas e leis, também foi decidido baseado na adequação às datas que são determinadas no calendário da CBF para realização de competições estaduais.
- A Disputa
Através de sorteio dirigido, levando em consideração o equilíbrio técnico, os 12 clubes participantes, foram distribuídos em dois grupos de seis equipes.
GRUPO 1.
- ATLÉTICO
- BAHIA DE FEIRA
- COLO COLO,
- MADRE DE DEUS
- VITÓRIA
- VIT. DA CONQUISTA
- BAHIA
- CAMAÇARI
- FEIRENSE
- FLUMINENSE
- IPITANGA
- ITABUNA
Os doze clubes disputarão a fase classificatória em jogos de ida e volta, Grupo 01 contra Grupo 02 classificando-se os 04 primeiros colocados de cada grupo para a Fase Quartas-de-Final.
FASE QUARTAS-DE-FINAL
Após a fase classificatória, as 8 equipes classificadas comporão dois novos grupos de 04 equipes. Em jogos de ida e volta dentro do grupo, para que não haja repetição de jogos, classificarão para a Fase Semifinal, as 02 associações primeiras colocadas de cada grupo.
FASE SEMIFINAL
Os 04 clubes melhores classificados na fase quartas-de-final avançam para a fase semifinal distribuídos em dois novos grupos de duas equipes cada. Mais uma vez, em jogos de ida e volta dentro do grupo, classificam-se para a Fase Final, o primeiro colocado de cada grupo.
FASE FINAL
A fase final será disputada pelos primeiros colocados oriundos dos grupos 06 e 07. Jogos de ida e volta definirá o grande campeão do Campeonato Baiano de Futebol Profissional – 1ª Divisão – Edição 2010.
DISPUTA DO REBAIXAMENTO
A FBF também ofereceu duas fórmulas para a disputa do Rebaixamento.
A primeira opção propõe o seguinte sistema para definição do rebaixamento:
Serão rebaixadas para a 2ª divisão, a Associação última colocada do Grupo 01, bem como a última colocada do Grupo 02 da
Fase Classificatória.
A segunda opção determina que os dois últimos colocados de cada grupo na Fase Classificatória comporão um novo grupo que disputarão jogos de ida e volta dentro do grupo, sendo rebaixadas para o Campeonato Baiano 2ª Divisão – Edição 2011 as duas associações últimas colocadas.
FONTE : FBF
Nenhum comentário:
Postar um comentário