quinta-feira, 20 de maio de 2010

Comitiva da Fifa vistoriou as obras da Fonte Nova

Salvador foi a última cidade sede a receber a equipe do Departamento de Estádio do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo 2014, chefiada por Carlos de La Corte. Representantes do governo da Bahia e engenheiros do Consórcio Fonte Nova recepcionaram os membros da CBF/Fifa durante a visita técnica realizada nesta quarta-feira (19).


Após conhecerem a maquete e verificarem todas as intervenções em andamento no local, a equipe da CBF/Fifa se reuniu com os representantes da Bahia. Conforme o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, a reunião foi proveitosa. "O resultado do nosso encontro foi excelente. Tivemos uma conversa muito boa, mostramos todo o cronograma e tudo o que foi realizado até o momento. Nas palavras do próprio Carlos de La Corte, o nosso projeto é vivo. Ou seja, já está consolidado e poucos ajustes poderão surgir no decorrer do tempo".

A Assembleia Legislativa já aprovou o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a contratar empréstimo de R$ 400 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para execução do projeto da Arena Fonte Nova.

O secretário informou ainda que a expectativa é que em junho já esteja tudo liberado para o financiamento. "No início da semana que vem, uma carta da COL será encaminhada ao BNDES dizendo que o nosso projeto foi aprovado. Demos entrada com a carta consulta e o governo do Estado finalizou entendimentos com a Secretaria do Tesouro Nacional que garantem nossa capacidade de endividamento".


PPP

Vasconcelos ressaltou que a parceria público privada (PPP) já apresentou avanços expressivos. "A alternativa que adotamos de PPP nos permite não apenas a segurança de desenvolvermos o projeto executivo imediatamente, mas também no nível posterior, inclusive na operação do equipamento". Além de todo o entorno da Fonte Nova ter sido cercado com tapumes, as cadeiras do anel superior também foram removidas.

O diretor de negócios e relações institucionais da Fonte Nova Negócios e Participações, Marcos Lessa, está otimista com o início próximo das obras. "Há um esforço muito grande de todas as entidades e órgãos envolvidos nesse processo, um empenho relevante de todos os órgãos do poder público, sempre respeitando a legislação e as regras".

Na ocasião, o superintendente de Controle e Ordenamento do Uso do Solo de Salvador (Sucom), Claudio Silva, informou que, no máximo até segunda-feira (24), será expedida a licença para a demolição mecânica. "Quando for liberada essa licença poderemos ampliar as intervenções na Fonte Nova", disse Nilton Vasconcelos.

No projeto, a abertura sul, onde é possível se visualizar o Dique do Tororó, foi mantida, pois é uma entrada importante de ar úmido, minimizando a temperatura no interior da arena. Juntamente com o alemão Claas Schulitz, o arquiteto Marc Duwe, da Setepla Tecnometal, é o responsável pelo projeto da Arena Fonte Nova. O escritório Schulitz Partner Architekten foi o responsável pelo projeto do estádio de Hannover (AWD Arena), construído para a Copa de 2006 na Alemanha.

Arena Fonte Nova foi pensada para reduzir impactos

Marc explicou que detalhes foram pensados para manter a harmonia e causar o menor impacto possível no entorno. "As arquibancadas foram levemente inclinadas para que a altura ficasse no limite e não prejudicasse a visibilidade do Dique do Tororó. O nível do gramado foi mantido para que a drenagem das águas da chuva ocorra de forma eficiente. Nesse caso, também consideramos o nível do Dique. Todo o projeto foi desenvolvido visando manter o partido arquitetônico", garante.

Sobre a liberação dos licenciamentos, Marc Duwe foi enfático. "Por experiência própria, é melhor levarmos um tempo maior na elaboração do projeto, nos estudos, nos licenciamentos, porque isso evitará que a obra seja prejudicada lá na frente".

Marcos Lessa lembra que, na arena, poderão ser realizados vários perfis de entretenimento. "Vamos ter algo muito moderno para Salvador, que é uma cidade com extrema vocação turística. O modelo que estamos trazendo pra cá é multiuso, aplicado nos principais centros do mundo. Poderemos assistir a jogos de futebol e grandes eventos. Isso porque o projeto aproxima o público do conteúdo, que é o campo de futebol".

Agecom / SUDESB

Nenhum comentário:

Postar um comentário