Há quatro anos, o torcedor colorado fugia do assunto quando questionado pelos arquirrivais gremistas sobre Copa Libertadores. Hoje, conversa de igual para igual. Com menos oportunidades e bem menos tempo, o Internacional conseguiu os mesmos dois títulos sul-americanos do Tricolor.
Em 1983, o Grêmio venceu a primeira taça continental já em sua segunda participação ao derrotar o Penãrol na final. Depois disso, jogou o torneio mais duas vezes, sendo vice em uma ocasião. Contra o Independiente, em 1984.
A segunda conquista viría na quinta tentativa, com triunfo sobre o colombiano Atlético Nacional. Na sequência, foram mais sete disputas, com um vice-campeonato contra o Boca Juniors em 2007 como o melhor resultado. Em 12 participações na Libertadores, entre 12 anos, o Grêmio levou dois trofeus.
O Inter só foi ganhar o primeiro caneco em sua sexta participação. Antes, teve como melhor desempenho o segundo lugar em 1980 – perdeu do Nacional-URU. Do primeiro título em diante, em compensação, o Colorado deslanchou. A equipe do Beira-Rio foi campeã em 2006 em cima do São Paulo. Decepcionou no ano seguinte ao cair na primeira fase. Mas voltou a se consagrar agora ao bater o Chivas na decisão.
Em oito disputas na Libertadores e apenas quatro anos de intervalo, o Internacional chegou ao bi. Igualada ao rival, agora a equipe vermelha tem a oportunidade de superá-lo. O Grêmio venceu apenas um dos dois Mundiais que jogou – em 1981, contra o Hamburgo. O Inter já tem o seu – venceu o Barcelona em 2006. E pode conquistar o segundo no final do ano. Motivo de piada até pouco tempo, o colorado sonha em dar risada do inimigo.
ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário