sábado, 28 de maio de 2011

Barcelona x Manchester United - O mundo vai parar para final da Liga dos Campeões!

O mundo vai parar, neste sábado, a partir das 15h45 (de Brasília) para um dos duelos mais espetaculares do mundo da bola. O torneio mais glamuroso do futebol, a Liga dos Campeões, conhecerá o campeão de sua 56ª edição. E tudo isso no charmoso e modernizado Estádio de Wembley, em Londres. De um lado, estará um Barcelona, guiado por Messi e companhia, com um futebol que encanta o planeta. Do outro, um Manchester United, que se não prima pela técnica, tem uma equipe altamente competitiva.


A final deste ano será um repeteco da decisão da temporada 2008-2009, disputado em Roma. Na oportunidade, os dois times protagonizaram um duelo particular pelos dois melhores do mundo: Cristiano Ronaldo, pelos Red Devils, e Messi, pelo Barça. Melhor para o hermano, que marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 – o outro foi de Eto’o -, e levou o clube catalão ao título continental.


Desta vez, o Manchester não conta com uma grande estrela. Rooney e Chicharito Hernandez são os maiores candidatos a desequilibrar, mas a força do clube inglês está mesmo no conjunto. Já o Barça continua muito parecido. Messi, Xavi e Iniesta, ganharam o reforço de David Villa na vaga de Eto’o, mas o estilo de jogo é o mesmo muito toque de bola e um futebol bonito.



História a favor do Barça

Além de opor duas escolas de futebol distintas, o confronto colocará frente-a-frente dois tricampeões da Liga dos Campeões. O Barça levantou a taça em 1991-92, 2005-2006 e 2008-2009. Curiosamente, os dois últimos foram contra clubes ingleses, Arsenal e Manchester, respectivamente. Já em 1991, o adversário não foi da Terra da Rainha, mas sim a Sampdoria-ITA. O palco, porém, foi o mesmo Wembley, que na época ainda tinha a arquitetura original.

Já o Manchester conquistou o título continental em 1967-68, 1998-99 e 2007-08. Em nenhuma delas, no entanto, superou um time espanhol. O primeiro título foin contra o Benfica-POR. Depois, superou Bayern de Munique-ALE e Chelsea-ING. A única vez que chegou à final contra um espanhol foi na derrota para o Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário