O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna está em alerta devido ao baixo estoque de bolsas de sangue. A preocupação aumenta ainda mais com a proximidade dos festejos juninos e das férias escolares. A unidade necessita de 800 bolsas de sangue até o dia 30 para atender transfusões e à demanda dos hospitais do Sul da Bahia.

“Fazemos um apelo para os doadores e também para aqueles que queiram doar sangue pela primeira vez. Procurem o Banco de Sangue antes do São João. Não deixem de doar antes de sair em viagem, realizando assim uma reserva de segurança para todos que precisarem”, apela a coordenadora do Banco de Sangue, Lígia Natalino. A meta é manter uma coleta diária de 70 bolsas até o final do mês.

O QUE É PRECISO PARA SE DOADOR
São requisitos para a doação de sangue estar em boas condições de saúde, ter idade entre 18 e 65 anos e peso igual ou superior a 50 quilos, estar alimentado – evitando alimentos gordurosos no dia da doação -, não ter comportamento de risco e ter dormido pelo menos seis horas antes de doar.

O doador deve apresentar carteira de identidade (RG) ou documento equivalente com foto.  O Banco de Sangue funciona em prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.