sexta-feira, 5 de outubro de 2012

FIFA pode proibir venda de acarajé na Copa do Mundo de 2014


Um dos principais símbolos da cultura baiana pode ficar de fora da Copa do Mundo de 2014. Isto porque a FIFA quer proibir a venda de acarajé num raio de dois quilômetros da Arena Fonte Nova, em Salvador, durante o mundial para evitar concorrência com os patrocinadores da entidade.

O McDonald's é patrocinador oficial do mundial e tem preferência na venda alimentos, o que pode tirar o acarajé mundial. Associação das Baianas de Acarajé e Vendedoras de Mingau (Abam) classificou a hipótese como absurda e prometeu brigar pelo direito.

“Até agora ninguém me chamou para conversar sobre a situação das baianas. Eram oito baianas lá dentro que tiveram que sair devido à obra. Agora que está tudo novo vão retirar as baianas? Todas tinham carteira", afirmou Rita Maria Ventura dos Santos, presidente do Abam.

A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) rebateu e afirmou que as baianas serão "contempladas" no mundial. Porém, a chefe de gabinete da Secopa, Liliam Pitanga, não garantiu um lugar para as baianas dentro do estádio.

Comida originária da África, o bolinho de feijão-fradinho recheado e camarão foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial, sendo característico do comércio ambulante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário