quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Arena Fonte Nova será entregue à Fifa dia 30


Domingo foi o dia do Castelão, em Fortaleza. Sexta-feira, será a vez do Mineirão, em Belo Horizonte. A arena de Brasília deve ser a próxima e a Fonte Nova dá sequência à fila. Segunda-feira, os representantes do consórcio analisaram o ritmo das obras, após o anúncio de que a cantora Ivete Sangalo irá gravar um DVD na nova arena em 2013. E nessa reta final, os prazos estão mais apertados. O estádio será entregue à Fifa no penúltimo dia do ano, mas não estará finalizado.

Obra da arena está em fase de acabamento. Consórcio estipula que cobertura ficará pronta dia 30
"Vamos colocar todas as cadeiras do anel 1 (inferior) até o dia 30. A cobertura também estará pronta nesta data", comenta Dênio Cidreira, presidente do consórcio que opera a arena. O desafio é cumprir o prazo à risca. Ao todo, são 36 placas na cobertura do estádio. E até segunda apenas uma estava no lugar, faltando 12 dias para a data limite. Em janeiro, a Fifa fará uma visita in loco para observar a finalização do equipamento. "Entregamos à Fifa para que ela possa fazer as vistorias. É uma exigência da entidade, inclusive eles vêm aqui dia 15 de janeiro para fazer uma inspeção", completa Cidreira.

Nesse mesmo dia, a grama começa a ser plantada. O cronograma original da obra indicava que o gramado seria instalado em novembro, mas o consórcio alega que o atraso se deu por conta de uma mudança da Fifa. "Eles mudaram a especificidade da grama. Iríamos colocar do tipo rolo, mas eles mudaram pro tipo muda. Por isso que deslocamos o prazo", explica José Luiz Goés, diretor de engenharia do consórcio Arena Fonte Nova.

O consórcio fixa o dia 28 de fevereiro para o estádio ficar pronto. "Estará tudo pronto. Apenas a grama é que vai estar em processo de maturação", ressalta José Luiz. A Arena Fonte Nova tem um custo total de R$ 591,7 milhões. A abertura está marcada para o dia 29 de março, aniversário de Salvador. Para garantir que tudo esteja no lugar, o ritmo de trabalho na obra está acelerado. "Tivemos um pico de funcionários e mantivemos. Hoje são 3.300 operários trabalhando. Ainda vamos avançar nesse número pra depois desacelerarmos", garante José Luiz Goés, diretor de engenharia.

Inauguração ainda não foi definida. Gestor descarta Ba-Vi do Baiano
A data está fechada. A Fonte Nova volta a pulsar no dia 29 de março de 2013. O que não está definido é como será a festa de inauguração. "A inauguração ainda não foi definida. Estamos discutindo isso e vamos divulgar em breve. Queremos fazer algo bem especial e com a cara da Bahia", comentou Dênio Cidreira, presidente do consórcio Arena Fonte Nova, que vai operar o estádio nos próximos 35 anos.

E talvez a inauguração nem seja coma bola rolando. E se for, o consórcio descartou que será no Ba-Vi do Campeonato Baiano, marcado pela Federação para dia 31 de março. "Pode ser um jogo, um show. Não queremos uma partida oficial com mando de campo de nenhum dos times", disse. A Arena Fonte Nova terá capacidade para 50 mil pessoas. Serão 70 camarotes, dois restaurantes panorâmicos e 2 mil vagas de estacionamento. A Arena possui 90 mil m² de área construída.
CORREIO DA BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário