quinta-feira, 10 de junho de 2010

Proposta para dificultar saída de jogadores é aprovada no Senado

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que visa reformar a Lei Pelé e proteger os clubes brasileiros de perder seus jogadores para o exterior. Para entrar em vigor, a proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos deputados e pelo presidente Lula.


No projeto, o contrato inicial do jogador com a equipe brasileira poderá ser de cinco anos e o clube formador terá preferência para renovar o compromisso por mais três temporadas. Também, anula o valor legal de um contrato assinado entre agentes e jogadores menores de 18 anos - conhecido como contrato de gaveta.

"O projeto organiza melhor o esporte nacional, inclusive responsabiliza os dirigentes por gestão temerária. Garante o direito de retorno de investimentos aos clubes, estabelecendo a possibilidade de multas que dificultam a saída precoce do atleta", disse o senador Álvaro Dias, relator do projeto.

De acordo com a CBF, 1.017 jogadores deixaram campeonatos locais no ano passado para se aventurarem em outros países. Este ano, com dados atualizados até abril, o número de transferências internacionais já passa de 378.

Redator: João Prata

Nenhum comentário:

Postar um comentário