terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vitórias por equipes e "tapetão" fazem Brasil avançar no quadro de medalhas

Depois de suar para manter a segunda colocação no quadro geral de medalhas no último domingo (16), a delegação brasileira contou com as provas por equipes e com a sempre presente natação para respirar mais aliviada ao ampliar a diferença para o país terceiro colocado. 

Veja as melhores imagens do Pan-Americano 2011Confira as últimas notícias das competições em Guadalajara 
Acompanhe o quadro geral de medalhas do Pan do México 
Tênis de mesa e Hugo Oyama entram no TT do Twitter

Com 22 medalhas no total, sendo nove delas de ouro, o Brasil segue na segunda colocação geral, com três douradas de vantagem em relação aos donos da casa, que deram show no squash, onde garantiram dois topos do pódio. 

Durante a tarde, Hugo Hoyama ampliou seu recorde pessoal ao arrematar sua décima medalha dourada em Jogos Pan-Americanos. A conquista, por sinal, teve um sabor a mais, já que a vitória por equipes no tênis de mesa, com o placar de 3 a 1, foi em cima da seleção Argentina, outra potência pan-americana na modalidade. 

No entanto, as grandes emoções ficaram para o final do dia. No início da noite, a ginástica rítmica, que já havia conquistado um ouro no final de semana, abocanhou nova medalha dourada por equipes, desta vez na prova das cinco bolas. 

Mantendo o favoritismo, nossas meninas - Débora Falda, Drielly Daltoe, Luísa Matsuo, Eliane Sampaio e Jéssica Mayer - deixaram para trás as rivais dos EUA e as belas canadenses, que levaram o bronze para casa,para serem aplaudidas de pé pelo público presente nas arquibancadas. 

Para fechar com chave de ouro, dois ouros na natação, como sempre, com Leonardo de Deus e Thiago Pereira, o “Mister Pan”. Destaque para o pódio conturbado de Leonardo de Deus nos 200m borboleta, que chegou a ser cassado por um suposto uso de patrocínio ilegal na toca do atleta. 

Meia hora depois, após muita confusão liderada pelo técnico do nadador, o americano Daniel Lawrence Madwed perdeu o ouro “herdado” e voltou para a segunda posição, empurrando o outro brasuca, Kaio Márcio de Almeida, com o bronze. 

Ao receber a premiação no pódio, visivelmente emocionado, Leonardo não conteve o choro e aproveitou para desabafar. 

- Quiseram tirar minha medalha, mas o Brasil todo viu que eu bati na frente e sou campeão pan-americano. As adversidades vêm e precisamos superá-las, mas eu sou o campeão. 

Na última prova do Centro Aquático ScotiaBank, o “Mister Pan” Thiago Pereira não deu folga ao mesatenista Hugo Hoyama e conquistou sua nona medalha dourada na carreira, ficando a apenas uma do recorde de conquistas em Jogos Pan-Americanos do amigo. 

O triunfo veio nos 100m costas, em disputa eletrizante com o americano Eugene Godsoe, que ficou na segunda posição por apenas 5 milésimos de segundos, seguido do brasileiro Guilherme Guido, que completou o pódio.

Com as conquistas do terceiro dia de provas, o Brasil acumula 22 medalhas no total, 20 a menos que os EUA, líderes no quadro geral de medalhas, que já contam com 16 douradas. 

Na terceira colocação, os donos da casa pularam para 18 medalhas no total, sendo seis delas de ouro, duas a mais do que Colômbia e Argentina, que completam a lista dos cinco primeiros colocados na classificação geral.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário