segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cariocas conseguem feito inédito


Pela primeira vez na história da competição, Rio de Janeiro terá três representantes na Libertadores da América
Dedé e Ronaldinho em duelo particular no Engenhão: Fla carimbou o passaporte para tentar o bi da América na última rodada / Marcos de Paula/Agência Estado/AEDedé e Ronaldinho em duelo particular no Engenhão: Fla carimbou o passaporte para tentar o bi da América na última rodadaMarcos de Paula/Agência Estado/AE
O caneco do Brasileirão não ficou no Rio, mas, pelo terceiro ano seguido, os cariocas seguem como protagonistas no futebol brasileiro, após anos de “sumiço” e muito vexame. Depois dos títulos de Flamengo (2009) e Fluminense (2010), o Rio de Janeiro coloca três representantes na Libertadores 2012. O Vasco, como campeão da Copa do Brasil, além da dupla Fla-Flu – quarto e terceiro colocados, respectivamente – serão o Rio na disputa pela América, um feito inédito.

Até hoje, o máximo que o estado colocou na principal competição interclubes das Américas foram dois representantes por edição, e tem apenas dois títulos: Fla em 1981, e Vasco em 1998, além de um vice do Flu em 2008.

Com quantidade, pode ser que o Rio volte a ter um campeão continental. A concorrência será dura, a começar pelo poderoso Santos, atual dono da taça, além de Corinthians e Inter.

Para o Flamengo, a disputa da Libertadores começa na fase Pré, que derrubou o Corinthians este ano, e com ar rarefeito. O Rubro-Negro terá que encarar os 4,100m metros de altitude de Potosi, na Bolívia, para pegar o Real. O adversário é conhecido, já que o Fla caiu no grupo dos bolivianos em 2007. Lá, ficou no empate por 2 a 2. O primeiro duelo está marcado para o dia 25 de janeiro, e o segundo, para 1º de fevereiro.
O ápice da festa foi em São Januário, onde os jogadores deram um volta olímpica
Vascaínos comemoram título da Copa do Brasil, que valeu a vaga 
,na Libertadores - Foto: Alexandro Auler/AE

Já Vasco e Flu estão garantidos na fase de grupos. O Gigante da Colina enfrentará, na chave 5,  o tradicional Nacional-URU, o vice-campeão peruano, que sairá entre Juan Aurich e Alianza, e quem triunfar na pré-Libertadores no embate entre equatorianos e paraguaios.

O Fluminense, no grupo 4, também terá um adversário tradicional na primeira fase: o Boca Juniors, da Argentina. O venezuelano Zamora e o vencedor entre Sport Huancayo-PER e Arsenal-ARG completam a chave. Se der Arsenal, o Flu não vai encarar um rival totalmente desconhecido, já que pegaram os argentinos na Libertadores de 2008 e golearam por 6 a 0, com show de Dodô. Do Boca, a recordação também é boa, já que o Flu eliminou o time na semi na mesma Libertadores.
BAND

Nenhum comentário:

Postar um comentário