quarta-feira, 23 de maio de 2012

Morre Chico Formiga, o técnico dos primeiros 'Meninos da Vila'


Morreu nesta terça-feira, aos 81 anos, o ex-jogador e técnico Francisco Ferreira de Aguiar, o Chico Formiga. O ex-profissional do Santossofreu um enfarto fulminante por volta das 18h30, no apartamento onde morava, em São Vicente, na Baixada Santista.
Natural de Araxá (MG), Formiga escreveu o seu nome na história do Santos entre as décadas de 50 e 60 ao conquistar títulos de expressão como jogador do clube. Já como treinador, "Seu Chico", como passou a ser chamado por amigos, também obteve sucesso e ganhou campeonatos importantes.
Chico Formiga jogou pela equipe santista em duas passagens: 1950-1956 e 1960-1963. Em sua carreira, o volante também chegou a atuar pelo Palmeiras, de 1957 até 1959.
Depois que pendurou as chuteiras, Formiga brilhou como técnico campeão paulista pelos alvinegros, em 1978. Comandando a primeira geração de Meninos da Vila, que contava com craques como Pita, Ailton Lira, João Paulo, Nilton Batata e Juary, a carreira de treinador ganhou destaque. No Santos, o vice-campeonato brasileiro de 1983 também foi um grande momento de sua trajetória.
Além do Santos, Chico Formiga passou pelo São Paulo, onde foi campeão paulista de 1981, com um time que ficou chamado de "Máquina Tricolor". Vice-campeão paulista pelo Corinthians, em 1987, Formiga também dirigiu o Cruzeiro e ainda foi campeão mineiro pelo América-MG, em 1993. A sua passagem como técnico rendeu passagens ainda pelo futebol mexicano e japonês.
No final de sua carreira no futebol, o ex-jogador e ex-treinador trabalhou como captador de talentos, nas categorias de base do Santos. Nos últimos anos de sua vida, Chico Formiga sofreu com problemas de saúde. O ídolo santista deixou quatro filhos e dois netos.
IG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário