sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Helicóptero do deputado Ronaldo Carletto cai, explode e mata...


Por Athylla Borborema
 O Teixeira News conseguiu apurar no início da noite desta quinta-feira (20), que a aeronave que caiu e explodiu em uma localidade de difícil acesso nos pertences da Fazenda Conjunto Califórnia, na região do “Rio do Sul” no município de Itamaraju, foi um helicóptero pertencente ao deputado estadual Ronaldo Carletto (PP). O local do sinistro fica a 1.500 metros do Braço Sul do Rio Jucuruçu, também conhecido por “Rio do Sul”, cujo rio é o marco divisório entre o município de Itamaraju e o território de Vereda. A fazenda Conjunto Califórnia pertence ao industrial Gildásio Lins, proprietário do Café Polar, de Ilhéus.
Trabalhadores rurais da propriedade enxergaram quando por volta das 19h desta quarta-feira (19/09), um avião voando baixo e fazendo um barulho estranho passou por cima da sede da fazenda já em chamas e logo depois foi ouvida a explosão. Segundo o gerente da fazenda, senhor José Sampaio, 38 anos, a noite era difícil localizar o aparelho e só hoje por volta das 07h (20/09), saiu montado a cavalo para verificar a suspeita da queda do aparelho e acabou encontrando o avião ainda pegando fogo e visualizou uma pessoa morta entre as cinzas. O homem morto foi o piloto do helicóptero de Ronaldo Carletto, Mário Lopes. A aeronave, de prefixo PRJKK-344350, tinha apenas 11 meses de uso e foi completamente destruída.
Um morador do distrito de Santo Antônio, no município de Teixeira de Freitas, o senhor Antônio do Carmo, 56 anos, contou ao Teixeira News, que por volta das 18h50 desta quarta-feira (19), viu um avião promovendo um voou em forma de círculo por cima do povoado, como se estivesse sem rota ou apenas sobrevoando o local e depois ganhou rumo em direção ao município de Vereda e possivelmente tenha sido o mesmo avião que caiu logo depois, já em território de Itamaraju, tanto que no local do acidente se observou que a aeronave veio do sentido Teixeira de Freitas/Vereda e voaria por Itamaraju.
No local os peritos Manoel Garrido e Pablo Bomjardim, do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas, recolheram diversos destroços, peças e outros vestígios, mas não localizaram a “caixa preta” do avião. O comandante Mário Lopes viajava mesmo sozinho e seu corpo além de carbonizado, foi dilacerado e pedaços dos seus membros foram achados num raio de 70 metros. Apenas a mão direita de Mário ficou intacta.
Na explosão tudo ficou destruído, mas o plano de voou do piloto, que acabou sendo levado pelo vento para o meio do mato, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros durante uma varredura na região da queda do avião. O plano de voo é todo em código e não se conseguiu no local identificar a origem de partida e chegada do avião. A única coisa que se deu para se identificar é que o piloto voaria 250 quilômetros numa rota em forma de “L”, e como havia uma desconfiança inicial, o piloto partiu de Teófilo Otoni-MG., e tinha destino final o Aeroporto Internacional de Porto Seguro.
Por determinação da delegada Waldiza Rocha, da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil, o corpo do piloto foi levado para o Instituto Medico Legal de Teixeira de Freitas. Já foi anunciado que no início da manhã desta sexta-feira (21/09), uma equipe de peritos da AANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, de Recife, chegará ao local do acidente para recolher os destroços e investigar as causas do acidente e também, interagir com a Polícia Cientifica de Teixeira de Freitas, que primeiro examinou o local.
Também no início da noite desta quinta-feira (20) o Teixeira News conseguiu falar com a assessoria do deputado Ronaldo Carletto, que recebeu a notícia com surpresa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário