Da Redação
esporte@eband.com.br
O diretor executivo da associação dos jogadores da NBA afirmou que é quase certo que a temporada 2011-2012 não seja realizada. “Acho que é muito provável que aconteça um locaute (paralisação dos times pelos seus donos) e é para isso que estou me preparando. Porque eu não vejo nada além disso por enquanto”, disse Billy Hunter.
O pacote de acordo salarial existente é válido até o final da atual temporada. E as reuniões de renovação entre jogadores e proprietários e a liga estão longe de chegar a um consenso, apesar de se arrastarem por mais de um ano. Os donos das franquias querem cortes em salários, duração de contratos, teto salarial para os novatos, além de outros benefícios, como a taxa de aumento anual.
A liga prevê uma redução de 700 a 800 milhões de dólares nos salários. Os jogadores argumentam que os ganhos com venda de ingressos e acordos com a televisão são recordes. “Parece que as coisas estão indo bem e nossa posição é que nós queremos fazer o que for melhor para o jogo. Mas nós não queremos um acordo que é injusto e achamos que é isso que está sendo apresentado para nós”, disse o Roger Mason, armador do New York Knicks e membro do comitê dos atletas.
O comissário da liga, David Stern, chegou até a acenar com a possibilidade de reduzir o número de times na NBA para diminuir os custos. Apesar da declaração, Hunter ainda está “esperando algum sinal, algum movimento dos donos para chegarmos a um acordo razoável”.
O locaute é um termo utilizado quando as empresas têm as suas atividades paralisadas pelos próprios patrões, no caso os times não jogariam por uma greve dos seus donos. A situação já ocorreu algumas outras vezes nos Estados Unidos.
A NBA já teve a temporada 1998-99 reduzida por causa da greve dos donos de equipes. No hóquei no gelo a temporada 2004-05 foi cancelada e a 1994-95 foi encurtada por causa do locaute.
Redação: Renan Falcão
Nenhum comentário:
Postar um comentário