quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Grêmio lidera, Corinthians é vice e Flu aparece em 11º no ranking da CBF


oto: Wallace Teixeira/PhotocameraZoomFluminense de Conca, apesar do título brasileiro, aparece no 11º lugar no ranking da CBF
Fluminense de Conca, apesar do título brasileiro, aparece no 11º lugar no ranking da CBF

Da Redação

esporte@eband.com.br

Com a quarta colocação no Campeonato Brasileiro, o Grêmio aparece como líder no Ranking Nacional de Clubes (RNC), divulgado nesta quarta-feira pela Confederação Brasileira de Futebol. O Corinthians, terceiro colocado no Brasileirão, é o vice-líder. Enquanto os gaúchos têm 2159 pontos, a equipe alvinegra totaliza 2137.

O Fluminense, campeão nacional, é o 11º colocado. Entre os times do Rio, Flamengo e Vasco estão empatados em terceiro, com 2086 pontos. O Botafogo é o 12º.

Depois do Corinthians, o São Paulo é o paulista mais bem colocado. O Tricolor está no quinto lugar com 2049 pontos. O Palmeiras aparece em sétimo (2012 pontos), enquanto o Santos, campeão da Copa do Brasil e do Paulista, é o 10º (1829).

Entre os times mineiros, o Atlético-MG, mesmo com a má campanha no Brasileirão, segue à frente do rival Cruzeiro. Enquanto o Galo é o sexto, com 2032 pontos, a Raposa está em nono, com 1950 pontos. O Internacional é o oitavo colocado, com 1996.

Como funciona o ranking

O campeão brasileiro ganha 60 pontos e, cada posição abaixo, leva um ponto a menos – o segundo soma 59, o terceiro 58 e assim sucessivamente. O mesmo vale para a Série B, em que o vencedor ganha 40 pontos.
Na Copa do Brasil, o ganhador leva 30 e o vice 20. Quem para nas semifinais soma 10 pontos e quem dá adeus à competição nas quartas de final ganha cinco pontos. O clube que cai na primeira fase leva apenas um. As segunda e terceira fases garantem dois e três pontos.

Ao todo, 419 clubes fazem parte do RNC. A listagem é divulgada em dezembro, após o encerramento da última competição nacional. O ranking é válido até o final de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário