A Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) recebeu um pedido para que as partidas da Copa do Mundo de 2022, no Catar, sejam jogadas em três tempos de 30 minutos. A mudança serviria para evitar que a saúde dos atletas seja prejudicada pelas altas temperaturas do país, explicou Michael Beavon, engenheiro-chefe da empresa dona da tecnologia de resfriamento que será utilizada na construção dos estádios do Mundial.
Foto: Divulgação
Estádios do Catar para 2022 serão ultramodernos
A declaração de Beavon foi feita nesta quarta-feira a delegados da Fifa, na Conferência de Infra-estrutura do Catar, em Londres. Segundo o engenheiro, a nova tecnologia de resfriamento do ar é feita a partir de energia solar, não gera emissão de carbono e conseguirá manter a temperatura em torno de 24ºC dentro dos estádios. Para driblar o calor, o país também propõe a criação de nuvens artificiais. A possibilidade da Copa ser realizada em janeiro (mês de temperaturas menores) foi negada pela Fifa.
"Há um pequeno risco de lesão por calor quando a temperatura está entre 24ºC e 29ºC, mas acima disso o risco atinge proporções alarmantes. A Fifa já confirmou que se a temperatura atingir 32ºC, a partida será interrompida e jogada em três tempos de 30 minutos, e não em dois de 45. Isso permite que os jogadores se reidratem mais vezes antes de continuar jogando. Mas é claro que isso provocaria transtornos para as televisões", afirmou Beavon.
Um porta-voz da Fifa, no entanto, negou que a mudança no formato dos jogos já tenha sido confirmada: "Essa possibilidade ainda não foi discutida. Em todo caso, teríamos que modificar as regras do jogo, o que teria que ser analisado e aprovado pela International Board (entidade que controla as regras do futebol)."
As regras dizem que uma partida oficial de futebol deve ter dois tempos de 45 minutos, a não ser que ambos os times entrem em acordo com a arbitragem sobre uma possível redução do tempo de jogo - o que pode fazer com que a partida deixe de ser considerado um jogo oficial e torne-se um amistoso.
IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário