sábado, 16 de julho de 2011

Na prorrogação, Peru supera Colômbia e quebra série de 14 anos


O Peru é o primeiro semifinalista da Copa América de 2011. Diante da Colômbia, que desbancou a Argentina na primeira fase e liderou o Grupo A, a equipe comandada pelo uruguaio Sergio Markarián surpreendeu ao conseguir na prorrogação a vitória por 2 a 0 no Estádio Mario Alberto Kempes, quebrando um longo jejum do futebol do país. Conquistada a classificação, os peruanos ficam agora no aguardo da definição do seu próximo adversário na competição, que sairá do duelo de quartas de final entre Uruguai e os anfitriões argentinos ainda neste sábado.
Dois lances foram cruciais para a incrível vitória peruana: no primeiro, aos 20min do segundo tempo, o astro colombiano Radamel Falcao García desperdiçou um pênalti e chutou para fora. Mantido o 0 a 0 ao final do tempo normal, o meia Carlos Augusto Lobatón abriu o placar para o Peru aos 11min do tempo extra, tirando proveito de uma saída atrapalhada do goleiro Luis Martínez e encaminhando a classificação. Juan Manuel Vargas fechou a contagem aos 6min do segundo tempo da prorrogação.
A vitória do Peru neste sábado representou o final de um jejum de 14 anos do país sem avançar à fase semifinal de uma edição de Copa América. A última vez havia sido em 1997, quando a seleção superou a Argentina nas quartas e se credenciou para enfrentar o Brasil. Os pupilos de Zagallo, que seriam campeões naquele ano, eliminaram os carrascos argentinos com com uma incrível goleada por 7 a 0. Desde então, a seleção peruana haviam sido batidos nas quartas de final das últimas quatro edições do torneio: 1999, 2001, 2004 e 2007.
O Peru, agora, aguarda o resultado do clássico sul-americano entre Argentina e Uruguai, marcado para as 19h15 (de Brasília) no Estádio Brigadier Estanislao López, na cidade de Santa Fé. A semifinal entre os peruanos com o vencedor do choque entre os maiores campeões da história da Copa América, com 14 títulos cada, será disputada na terça-feira, às 21h45, na cidade de La Plata
TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário