terça-feira, 1 de maio de 2012

LONDRES 2012: GLOBO E VOCÊ, NADA A VER.


O princípio básico do jornalismo decente é o compromisso com a informação e a verdade. Era o mínimo que o fiel telespectador poderia esperar do canal aberto TV Globo, cujo glorioso fundador teve como ideal fazer do jornalismo o carro chefe da emissora, porém, contrariado, acabou vencido pelo lucro rápido e fácil de uma programação recheada de inutilidades e futilidades. Ainda hoje, ouvimos de alguns intelectuais, educadores e até políticos (Leonel Brizola foi um), declarações inflamadas de que “a TV Globo tem larga participação no atraso cultural do nosso povo”.

Pois bem, estamos há menos de três meses dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o evento esportivo mais aguardado e mais importante do planeta, página certa da História da Humanidade. Quem só assiste à TV Globo (aquele fiel telespectador a que me referi), certamente não sabe que estamos em ano olímpico. Tudo porque a emissora carioca dessa vez não conseguiu arrematar os direitos de transmissão dos Jogos e, em razão disso, resolve boicotar o certame, boicotando também o seu público, sem veicular uma nota, uma notícia, uma reportagem sequer sobre o evento, num silêncio sepulcral. Só o que vale são os interesses comerciais, a exclusividade, as cotas de patrocínio e o dinheiro no cofre. Ou tudo, ou nada.

A emissora está sonegando o bom jornalismo e deixando seu telespectador de lado, sem informação sobre os preparativos para a Olimpíada, independentemente de sua transmissão. Com isso, dá um tiro no pé e demonstra claramente que não se liga em você.
Nilson Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário