quarta-feira, 16 de maio de 2012

Veja como os times entram no Brasileiro 2012



O Corinthians, de Willian, comemorou o último título brasileiro no ano passado / Ayrton Vignola/AEO Corinthians, de Willian, comemorou o último título brasileiro no ano passadoAyrton Vignola/AE

Quem são os favoritos? Quem briga para não cair? Quais times pequenos vão incomodar os grandes? Para saber como os 20 clubes da Série A entram na disputa pelo título do Brasileirão, o band.com.br analisou a situação de todos os concorrentes. Como tem sido nos últimos anos, o equilíbrio deve ser a marca do Nacional – tanto na parte de cima, como na rabeira da tabela. Confira:

CORINTHIANS – Campeão
Não adianta pensar em outra coisa, o corintiano está com a cabeça na América. O título da Libertadores, maior obsessão do clube, é a prioridade máxima. Logo, o Timão, atual campeão, deve começar o Brasileiro em ritmo lento, com reservas. Será a chance de ver jogadores pouco aproveitados em ação. Atento ao mercado, clube deve se reforçar no segundo semestre, mas corre o risco de perder nomes importantes. Se Guilherme e Pato podem chegar, Paulinho e Leandro Castán podem deixar o Parque São Jorge. Deve brigar pelo título, mas o resultado na Libertadores vai influenciar na campanha. Se for campeão, pode deixar o Nacional de lado. Se perder, a ressaca deve ser grande... Joga as quartas de final da Liberta justamente contra o Vasco, vice-campeão brasileiro.
Campanha no estadual: eliminado nas quartas de final pela Ponte Preta.

VASCO – Vice-campeão
Em plena Libertadores – nas quartas, contra o Corinthians -, o Vasco também começa o Brasileirão com time misto. A situação é semelhante a vivida no ano passado, quando ganhou a Copa do Brasil. Mas a paciência da torcida este ano está menor. Se em 2011 o título marcou a volta dos bons tempos a São Januário, em 2012 os vascaínos ficaram mais exigentes. As derrotas nas finais de turno do Carioca irritaram parte da torcida, que anda vaiando Cristovão Borges. Diego Souza oscila muito e o condicionamento físico de Felipe e Juninho é uma incógnita. Mas quando um dos três vai bem, metade dos problemas estão resolvidos. Vai perder alguns jogadores na janela do meio do ano, como Allan, e não há notícias de grandes contratações. Mas Dedé deve ficar até o fim do ano. Com alguma sorte, pode brigar de novo no topo. Mas se ganhar a Libertadores, vai esquecer o Brasileiro? Se fizer como ano passado, não.
Campanha no estadual: chegou á final dos dois turnos, mas perdeu.

FLUMINENSE – 3º lugar
O campeão carioca começa o Brasileirão animado, mas disputa a Libertadores e vai brigar com o Boca Juniors por uma vaga na semi da competição sul-americana. Com isso, o Nacional fica em segundo plano enquanto não acabar a missão pela conquista da América. Ano passado disputou o título até a penúltima rodada – e este ano se espera desempenho semelhante. Tem patrocinador forte e com apetite. Dinheiro não é problema. Deco está voltando a jogar bem, Fred sempre aparece e Thiago Neves, se repetir as atuações do ano passado pelo Fla, vai dar ainda mais trabalho. Se conseguir o inédito título da Libertadores, pode acabar indo bem no Brasileiro, mesmo com a cabeça no Mundial, muito por causa do rico elenco.
Campanha no estadual: campeão

FLAMENGO – 4º lugar
É a maior incógnita entre os grandes. Normalmente, quando começa o Brasileiro na condição de favorito, costuma decepcionar. Mas vai bem justamente quando pouco se espera dele. Brigava pelo título em 2011, mas não segurou o ritmo até o final, e viu o rival disputar a taça até a reta final. No Carioca, oscilou bons e maus momentos, e parou no mesmo ponto – na semi dos turnos, diante do Vasco. Na Libertadores, caiu precocemente na primeira fase. Mas o noticiário rubro-negro foi dominado por Ronaldinho, e o atraso nos salários. Se o craque decidir jogar bola, o Fla deve viver dias felizes. Joel terá Ibson e pode, enfim, esquecer Thiago Neves, que foi para o Flu. Mais reforços podem chegar, resta trabalhar para a crise não atrapalhar. Já passou da hora de Ronaldinho mostrar serviço. Deve brigar pelo título.

INTERNACIONAL – 5º lugar
O bicampeonato Gaúcho conquistado pelo Inter diante do Caxias, domingo, fez a torcida colorada esquecer um pouco a eliminação da Copa Libertadores contra o Fluminense, nas oitavas de final. Com isso, o técnico Dorival Júnior ganhou um fôlego extra para a disputa do Brasileirão. O time gaúcho conta com a força de um pelotão de frente com Leandro Damião e Dagoberto, sendo municiado pelos meias D’Alessandro e Oscar. E ainda tem Dátolo, ainda se firmando. Nilmar, rebaixado com o Villareal no Campeonato Espanhol, está cotado para reforçar o elenco, que conta com o experiente Guiñazu. Já Sandro Silva pode deixar o clube para jogar pelo São Paulo. Disputa as primeiras colocações. Como todo ano promete, mas não consegue cumprir com frequência.
Posição no estadual: campeão

SÃO PAULO – 6º lugar
Para tentar voltar ao topo do Brasileirão, o São Paulo conta com a volta de seu principal jogador: Rogério Ceni, que está em fase final de recuperação de contusão no ombro. Mas para pensar no título, o time precisa acabar com a instabilidade do elenco, que culminou com a eliminação nas semifinais pelo Santos e ainda sofreu para passar pela Ponte Preta nas quartas de final da Copa do Brasil. O time conta com Luis Fabiano e o selecionável Lucas para voltar às conquistas. Nilmar, rebaixado com o Villareal no Campeonato Espanhol, é cotado para chegar ao Morumbi, assim como o zagueiro Sandro Silva, campeão gaúcho pelo Inter.
Posição no estadual: eliminado nas semifinais

FIGUEIRENSE – 7º lugar
O Figueirense tem a missão de esquecer rapidamente o vice-campeonato estadual diante do rival Avaí, que culminou com a saída do técnico Branco. Para o seu lugar chegou Argel Fucks, ex-zagueiro que fez sucesso no Palmeiras e Inter. O clube conta com a recuperação de Aloísio, artilheiro do estadual. Além do mais, o time catarinense conta com a chegada do meia Almir, vindo do Bangu (RJ). Objetivo é ao menos igualar a grande campanha de 2011, quando chegou a brigar, mesmo de longe, pelo título. Mas desta vez não terá Wellington Nem, que voltou ao Fluminense.
Posição no estadual: vice-campeão

CORITIBA – 8º lugar
O Coritiba vem embalado para o Brasileirão, já que conquistou o tricampeonato paranaense em cima do rival Atlético-PR. Mas para a competição nacional, o técnico Marcelo Oliveira vai ter que procurar um substituto para o meia Tcheco, que vai pendurar as chuteiras ao final da Copa do Brasil. No início do Brasileiro, o time está dividido também com a disputa das quartas de final da Copa do Brasil contra o Vitória. Ano passado, dividiu com o Santos o posto de sensação do primeiro semestre, mas o vice da Copa do Brasil fez a equipe descer a ladeira, só retomando as boas atuações no final da temporada.
Posição no estadual: campeão

BOTAFOGO
 – 9º lugar
O técnico Osvaldo de Oliveira tenta motivar o elenco rapidamente, tentando esquecer o vice-campeonato carioca no domingo, além da eliminação da Copa do Brasil diante do Vitória na quarta-feira passada. Para voltar ao caminho das vitórias, a torcida do Botafogo conta com os atacantes Loco Abreu e Herrera, além do selecionável goleiro Jeferson e também com a experiência do volante Marcelo Mattos. A diretoria do Botafogo tenta a contratação de Seedorf, que não vai mais continuar no Milan.
Posição no estadual: vice-campeão

SANTOS – 10º lugar
O show santista vai continuar no Brasileirão? Essa é a pergunta que paira no ar. O time de Muricy Ramalho é cotado para conquistar o título nesse ano, já que é o atual campeão da Libertadores e no domingo conquistou o tricampeonato paulista, fato que não acontecia há 43 anos. Neymar promete endiabrar seus adversários com seus dribles desconcertantes e gols de placa. A dupla com Paulo Henrique Ganso promete deixar os rivais de cabelo em pé. Mas um empecilho pode atrapalhar os planos dos Craques da Vila, já que disputam as quartas de final da Libertadores contra o Vélez Sarsfield, da Argentina. Com isso, no início do campeonato, o treinador poderá escalar time misto ou formado até por reservas. O Santos conta com o reforço de Bernardo, ex-Vasco, mas perdeu Ibson para o Flamengo e não terá Robinho, como a torcida sonhava. É candidatíssimo ao título, mas, e se ganhar a Libertadores, vai deixar o Brasileiro de lado como fez ano passado? Neymar & Cia. dirão.
Posição no estadual: campeão

PALMEIRAS
 – 11º lugar
Sem conquistar um título brasileiro desde 1994, o Palmeiras tenta acabar com essa sina nesta temporada. Para que isso aconteça, no entanto, o clube precisar pôr fim à instabilidade vivida pelo elenco. O técnico Luiz Felipe Scolari vai iniciar o campeonato no comando, mas a sua permanência é uma incógnita – pode depender da conquista do título da Copa do Brasil. Atualmente disputa as quartas de final diante do Atlético-PR. O Palmeiras conta com as boas fases de Barcos e Valdivia. A torcida espera que o jogador chileno se livre, de uma vez por todas, das constantes lesões. O clube ainda tenta encontrar um novo líder no elenco, uma vez que não conta mais com o goleiro Marcos, que se aposentou no início deste ano. Talvez, Marcos Assunção possa assumir esse posto. Thiago Ribeiro, ex-Cruzeiro, e que está no Cagliari, da Itália, está na mira de contratações. Algumas apostas estão sendo feitas com Betinho, ex-São Caetano, e Mazinho, ex-Oeste. Ainda há a esperança de que Wesley se recupere de lesão para reforçar o meio.
Posição no estadual: eliminado nas quartas de final

GRÊMIO – 12º lugar
O principal trunfo do Grêmio nesta temporada para tentar o título brasileiro está no banco de reservas: Vanderlei Luxemburgo, já que o técnico conquistou o caneco por cinco vezes. Pelo menos neste início, o time vai ter outra preocupação: está nas quartas de final da Copa do Brasil diante do Bahia e isso pode atrapalhar na largada. Mas para o campeonato nacional os torcedores comemoram a chegada do experiente meia Zé Roberto, que era pretendido pelo Santos. Outro reforço é o meia Rondinelly, ex-Vila Nova, contratado na última sexta-feira. O time gaúcho aguarda também a recuperação do atacante Kleber Gladiador, contundido.
Posição no estadual: eliminado nas semifinais

ATLÉTICO-GO – 13º lugar
O Dragão teve seus momentos no Brasileirão 2011. Além de golear o Flamengo por 4 a 1, conseguiu uma vaga na Sul-Americana e incomodou os grandes mais do que o esperado. Este ano, começa o Brasileirão abatido pela derrota na final do Goiano para o Goiás. Mas é sempre um candidato a dar trabalho. Perdeu Thiago Feltri para o Vasco, mas manteve o meia Elias, destaque da equipe. Briga por vaga na Sul-Americana.
Campanha no estadual: vice-campeão

BAHIA – 14º lugar
O título baiano sobre o rival Vitória, após uma final emocionante, é o maior motivador para a equipe – ainda mais após o fim de um jejum de 10 anos. No ano passado, cheio de renegados – Carlos Alberto, Ricardinho e Jobson –, não chegou a empolgar. Ainda assim descolou uma vaga na Sul-Americana. Sem nomes de peso, o técnico Falcão mostrou serviço, foi campeão estadual e começa a se firmar. O time é formado, em sua maioria, de jogadores que tiveram bons momentos em seus ex-clubes, mas que não seguraram a boa fase – casos de Souza e Titi –, ou ficaram na promessa, como Lulinha. Vai disputar um lugar na Sul-Americana.
Campanha no estadual: campeão

ATLÉTICO-MG – 15º lugar
Depois de dois anos vivendo fortes emoções na parte de baixo da tabela, a torcida do Galo quer, no mínimo, paz. Mas disputar as primeiras colocações não será uma total surpresa. Com dinheiro para investir, tem elenco caro. Foi campeão mineiro invicto, o que traz alguma animação para as primeiras rodadas do Brasileiro. Tem elenco para manter a boa forma no Nacional e, se as peças se encaixarem, pode disputar um lugar na Libertadores. No mínimo. E ainda tem Bernard. O jovem (fará 20 anos em setembro) apareceu bem na reta final de 2011 e é candidato ao posto de revelação deste ano.
Campanha no estadual: campeão

CRUZEIRO – 16º lugar
A Raposa passou os primeiros meses de 2012 em crise. Depois de quase cair em 2011, viveu o drama dos salários atrasados. O presidente do clube falou de mais e irritou alguns jogadores. Montillo quase foi para o Corinthians e o time foi mal no Mineiro – foi eliminado pelo América – e na Copa do Brasil. O técnico Vagner Mancini caiu e o clube trouxe Celso Roth. O elenco é bom, mas sem paz será difícil a vida na Toca. Para este ano, os times mineiros contam com a volta do Independência, em Belo Horizonte, que poderá fazer a diferença. Mas é mais provável que o Cruzeiro patine no meio da tabela.

PORTUGUESA – Campeã da Série B
A Portuguesa tenta se reerguer no Campeonato Brasileiro, já que caiu para a segunda divisão do Campeonato Paulista. Além disso, o time busca superar o trauma da eliminação para o Bahia nas oitavas de final da Copa do Brasil. Com a saída de Jorginho, a diretoria trouxe o experiente técnico Geninho, campeão nacional pelo Atlético-PR em 2001. Candinho, técnico da Lusa vice-campeã do Brasileiro de 1996, chegou ao Canindé como gerente de futebol. Glédson, Michael, Moisés e Maylson são os reforços. Já o elenco pode perder o volante Guilherme, pretendido pelo Corinthians, além de outros jogadores.
Posição no estadual: 17º lugar - rebaixado para a segunda divisão

NÁUTICO – Vice-campeão da Série B
De volta à Série A, o Timbu reforçou o ataque com Araújo, ex-Fluminense. Trouxe também o meia Cléverson, ex-Avaí, e o zagueiro Jean Rolt, que estava no Qatar. Glaydson, ex-Inter, e Lucio, ex-Grêmio, Martinez, que tem passagens por Palmeiras e Cruzeiro e estava no Cerezo Osaka, também chegaram, entre outros reforços menos badalados. Deve, no máximo, disputar uma vaga na Sul-Americana. Mas o mais provável é que brigue para não cair.
Campanha no estadual: eliminado na semifinal

PONTE PRETA – 3º lugar na Série B
O técnico Gilson Kleina foi mantido pela diretoria, mesmo com as eliminações no Campeonato Paulista, para o rival Guarani, e na Copa do Brasil, para o São Paulo. O time ainda pode sofrer a baixa de Renato Cajá, cujos direitos federativos pertencem ao o Guangzhou Evergrande, da China. Para compensar, o clube anunciou a contratação de oito jogadores. Entre eles, estão os zagueiros Cléber (ex-Catanduvense) e Gustavo (ex-Atlético-PR); o volante Somália (ex-Botafogo); os meias Tony (ex-Boavista-RJ), Nikão (ex-Atlético-MG), Nadson (ex-Palmeiras B) e Ricardinho (ex-XV de Piracicaba); e o atacante André Luis (ex-Boavista-RJ). Briga por vaga na Sul-Americana.
Posição no estadual: eliminado nas semifinais

SPORT – 4 º colocado da Série B
O Sport volta à Série A depois de uma campanha sofrida na Série B. A vaga na elite foi conquistada e forma dramática, e agora é a hora de justificar a presença na elite. Perdeu a final do Pernambucano para o rival Santa Cruz, que está na Série C. Ainda não há notícias de reforços, a não ser a chegada do zagueiro Diego Ivo, que estava no Paulista. Tentou tirar Juninho Pernambucano do Vasco, mas o meia, revelado na Ilha do Retiro, preferiu seguir em São Januário. Deve mesmo começar o Brasileiro com o que tem. Com sorte, disputa uma vaga na Sul-Americana. Mas tem jeito mesmo de que vai brigar para não voltar à Segundona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário